Como Escolher Loja de Móveis Planejados

30 junho 0 Comentários


Introdução

Casa nova ou em reforma? Então, você decidiu comprar móveis planejados, seja por gosto, estilo, ou simplesmente porque o imóvel é pequeno e a melhor solução é optar por móveis planejados? É nessa hora que muitas pessoas dão início a uma saga que pode levar ao paraíso ou ao inferno.

Sendo assim, ao decidir investir em móveis planejados para a sua residência ou escritório, a escolha da loja certa é essencial.

Uma loja de móveis planejados confiável e experiente pode garantir não apenas a qualidade e a durabilidade dos móveis, mas também um atendimento personalizado e a realização das suas necessidades e preferências.

Neste artigo, vamos explorar algumas dicas importantes para ajudá-lo a escolher a loja de móveis planejados ideal.

O objetivo desse artigo, portanto, é fornecer ferramentas a você que está buscando informações sobre planejados e muitas vezes não tem a quem perguntar.


Dicas para Escolher a Melhor Opção

1 - Pesquise e Avalie a Reputação da Loja

Problemas e mais problemas cercam as lojas de móveis planejados e o número crescente de reclamações no PROCON apenas confirma isso.

Não permita que seu sonho vire um transtorno. Pesquisar sempre, entender o que está comprando, ou seja, informação e conhecimento são palavras de ordem para qualquer pessoa nessa hora e com isso tentar fazer com que o sonho se mantenha nos trilhos.

Portanto, reforço aqui que antes de tomar uma decisão, pesquise sobre a reputação da loja.

Verifique se ela possui um histórico positivo, se está bem estabelecida no mercado e se tem boas avaliações de clientes anteriores.

Sites de avaliação, redes sociais e fóruns especializados podem ser fontes valiosas de informações sobre a reputação de uma loja.

2 - Verifique a experiência e o conhecimento

Uma loja de móveis planejados com experiência sólida é uma escolha mais segura.

Procure informações sobre o tempo de atuação da loja no mercado e se ela possui uma equipe qualificada de profissionais, como designers e e equipe de montagem.

A expertise e o conhecimento técnico são fundamentais para criar projetos personalizados que atendam às suas necessidades específicas.

3 - Analise o portfólio de projetos anteriores

Peça à loja para mostrar exemplos de projetos anteriores realizados. Isso ajudará você a ter uma ideia do estilo, da qualidade e da criatividade dos móveis que eles produzem.

Além disso, você poderá ver se a loja é capaz de atender aos seus requisitos estéticos e funcionais.

Nos dias atuais, muitas lojas possuem sites e/ou blogs, além de redes sociais. Acompanhe o que eles postam e confira os comentários.

4 - Considere a variedade de materiais e acabamentos

Uma boa loja de móveis planejados oferece, muitas vezes, uma ampla variedade de materiais e acabamentos para escolher.

As possibilidades vãos desde opções de madeira, laminados, vidros e metais até diferentes cores e texturas, é importante que a loja disponha de uma gama diversificada de opções para que você possa personalizar seus móveis de acordo com o seu estilo e preferências.

Mas, lembre-se, quanto mais premium for o material, mais caro será. Por isso, sugiro a leitura do artigo: Móveis Planejados Baratos.

Enfim, comprar em lojas de móveis planejados pode virar uma grande dor-de-cabeça se você não estiver atento a alguns detalhes. Muitas vezes o cliente preocupa-se muito com tipo de madeira se é MDF ou MDP e quer saber qual é o melhor.

Mas garanto que ambos são bons e em alguns casos o MDF pode ser melhor e em outro o MDP, mas isso é uma outra discussão. De qualquer forma o mais importante é você estar atento a outros detalhes como: espessuras da madeira, por exemplo.

Assim esteja atento a especificação do material utilizado e onde será usado. Por exemplo:

1 - Quais são as espessuras das caixarias, das prateleiras? Espessuras diferentes obviamente implicarão em custos e durabilidades diferentes.

2 - Quais as ferragens que serão utilizadas? Ferragem é um item que em geral pode encarecer bastante o projeto, mas é um investimento que vale a pena, pois uma melhor ferragem implicará em uma maior durabilidade.

3 - Um material de 6 mm é em geral usado no fundo da caixaria, por exemplo, do guarda-roupa. Verifique se este item está incluso nas especificações. Esse item pode ou não estar incluso no projeto.

Por um lado o fundo protege contra a umidade, por outro pode impedir que você perceba algum vazamento. Essa é uma outra discussão que não vou me alongar aqui.

Entretanto, verifique se esse item está na descrição do projeto, principalmente se você prefere com o fundo, pois às vezes a loja na ânsia de vender tirar alguns itens e esse pode ser um.

Então, quando o seu móvel é montado você percebe que está sem o fundo e aí os problemas começam. É onde o barato começa a sair caro.

Atenção aos detalhes faz toda a diferença. Por isso, não adianta pressa. Pois, por mais barato que seja o projeto, ainda assim, os móveis planejados são caros e para muitos é um dinheiro que precisa ser bem aplicado e administrado. Nesse caso, você faz isso estando atento aos detalhes.

5 - Avalie o atendimento ao cliente

loja de móveis planejados

O atendimento ao cliente é um fator determinante na escolha de qualquer loja. Certifique-se de que a loja ofereça um atendimento personalizado, que esteja disposta a ouvir suas necessidades e sugestões, e que seja capaz de fornecer soluções adequadas às suas demandas.

Uma comunicação clara e uma equipe prestativa são aspectos importantes para garantir uma experiência satisfatória ao longo de todo o processo de compra.

6 - Verifique as garantias e o serviço pós-venda

Antes de fechar negócio, pergunte sobre as garantias oferecidas pela loja. É essencial ter a certeza de que, em caso de problemas futuros, você terá suporte adequado.

Além disso, certifique-se de que a loja ofereça um serviço pós-venda eficiente, com assistência técnica e manutenção, caso necessário.

7 - Ligue o "Desconfiômetro" quando

1 - A loja lhe oferecer preços e vantagens muito atrativas. Não existe desconto de 50%. Nenhuma loja faz isso. Se estão dando um desconto tão grande observe o projeto com atenção. Veja o está sendo retirado do projeto.

Como já mencionei acima, há lojas que mexem na estrutura do móvel para barateá-lo e conseguir vender. Você compra super feliz achando que fez um ótimo negócio, mas semanas ou alguns meses depois seu móvel começa a apresentar problemas, a prateleira começa a envergar, enfim...

2 - Todo mundo gosta de ver aquele projeto de encher os olhos e faz com que a casa dos nossos sonhos se torne realidade, mas lembre-se você está ali para comprar móveis planejados e não a decoração, então mantenha o foco no móvel. Exija sempre o detalhamento do móvel. Não se perca no projeto.

Dica: Se você está orçando pela primeira vez em uma loja de móveis planejados e não tem muita informação ou se sente um pouco inseguro, mas você tem vários ambientes do imóvel para planejar, minha sugestão é:

Se você tem tempo para fazer por etapas, então não feche todos de uma vez. Como disse, faça por etapas. Assim você pode avaliar o trabalho da loja. Por exemplo, selecione dois ambientes menores ou de menor importância e feche com a loja.

Dessa forma você garante um bom trabalho e terá oportunidade de conhecer o trabalho da loja. Se você ficar satisfeito pode finalizar o restante, caso contrário, você pode escolher outra loja.

8 - Busque Indicação

Se, apesar de todas as dicas acima, você ainda está em dúvida e não sabe como escolher em qual loja comprar, minha dica é: Busque Indicação.

Claro que o fato desta ou daquela loja ter sido indicada não significa necessariamente dizer que você não terá problemas com elas, mas diminui as chances disso acontecer.

Digo que diminui e não que elimina, pois TODAS as lojas em algum momento apresentam algum problema.

Contudo, mais do que se você terá ou não algum problema é buscar saber se a loja terá a capacidade de assumir a responsabilidade e resolver o seu problema da melhor maneira.

As lojas são constituída por pessoas e, portanto, sujeita a falhas. A diferença entre uma loja e outra é a real preocupação em resolver os problemas que surgem.

Por isso além de buscar indicação, pesquise sobre a empresa indicada. Mas na hora que você for pesquisar, observe como a referida loja lida e administra os problemas e se os clientes que tiveram algum tipo de problema ficaram satisfeitos com as soluções encontradas pelo lojista.

Às vezes me deparo com afirmações do tipo: "Loja A nunca mais!"; "Não compre na loja B, pois tudo é ruim!", mas em geral essas pessoas estão se referindo a uma determinada marca e não a um lojista em si. Por exemplo, Todeschini, é a marca, assim como Dell Ano, Italínea, New e outras.

Sendo assim, existe a fábrica dessas e de outras marcas, existem os representantes regionais e existem os lojistas.

Cada loja, por mais que esteja associada e venda produtos da Todeschini, Dell Ano, Italínea, New e de outras, não significa dizer que todas fornecerão o mesmo atendimento e o mesmo serviço, pois cada uma é administrada por um dono diferente e é aí onde está a principal e maior diferença entre as diversas lojas e marcas.

Por isso não adianta pedir indicação apenas de marca, mas principalmente de lojista. Pois cada loja é única, por mais que venda o mesmo produto e a mesma marca! Pois a diferença está sempre no dono e na administração da loja.

Cada fábrica(marca) de móveis planejados possui vários lojistas que revendem a sua marca e produtos. Pode ser ainda que uma fábrica na verdade seja um grupo e esse grupo represente duas, três ou mais marcas de planejados.

Como exemplo, cito o grupo Todeschini, esse grupo é composto por: Todeschini, Italínea e Criare. Se tomarmos esse grupo como exemplo, compreendemos então que na verdade não existe uma diferença efetiva entre as três marcas.

Apenas que cada uma foi criada para atender demandas de mercado diferentes. Criare e Todeschini são marcas voltadas para Classe A e B e Italínea é voltada para a marca C.

E como é feita essa diferenciação? O produto é o mesmo: todas as três trabalham com MDP e MDF, a principal diferença está em revestimentos distintos que uma tem e a outra não, de acessórios, ferragens e de outros itens que muitas vezes são apenas estéticos, sem uma função aparente que apenas encarece o projeto.

O produto é o mesmo - móveis planejados - a matéria-prima é praticamente a mesma MDF e MDP, algumas podem fazer uso de madeira maciça, HDF ou outros, mas os principais são MDF e MDP. O diferencial está em acessórios, atendimento e serviço.

Resumindo, como dica chave de ouro, mais do que buscar indicação de marca, busque indicação de LOJISTA!

Conclusão

A escolha da loja de móveis planejados certa pode fazer toda a diferença na qualidade e no sucesso do seu projeto de decoração.

Ao considerar os pontos mencionados neste artigo, como a reputação da loja, sua experiência, portfólio, variedade de materiais, atendimento ao cliente e serviço pós-venda, você estará mais preparado para selecionar uma loja confiável e competente.

Lembre-se de que investir tempo e pesquisa na escolha da loja certa é o primeiro passo para obter móveis planejados de alta qualidade que atendam às suas expectativas e necessidades.

Você Também Pode Gostar