Designer de Interiores: Mercado e Atuação

30 junho 0 Comentários

Designer de Interiores

Mercado e Atuação

O mercado de design de interiores está em constante evolução e adaptação às novas tendências e demandas dos consumidores.

Como profissional da área, é importante estar atento às mudanças e se atualizar constantemente para se manter competitivo.

Designer de Interiores

1 - Possibilidades de Atuação

O designer de interiores pode atuar em diversas áreas, desde a criação de projetos residenciais até projetos comerciais, como lojas e escritórios.

Além disso, há a possibilidade de trabalhar em projetos de reforma de espaços já existentes, o que exige um conhecimento técnico mais aprofundado.

Também é possível atuar como consultor em projetos de decoração de interiores, auxiliando os clientes na escolha de cores, móveis e acessórios.

2 - Habilidades que o Designer de Interiores deve Desenvolver

Designer de Interiores
Para se destacar no mercado, o designer de interiores deve desenvolver algumas habilidades essenciais. É necessário ter conhecimentos técnicos em arquitetura e design, além de habilidades em desenho técnico e modelagem 3D.

Além disso, é importante ter habilidades em comunicação e negociação, já que é necessário lidar com clientes e fornecedores. Ser criativo e estar sempre atualizado sobre as tendências do mercado também são habilidades importantes para o sucesso na carreira.

Um dos aspectos que observei quando cursei design de interiores foi o fato que a maioria das pessoas que estavam fazendo o curso não tinha perfil de vendas e alguns achavam que não precisavam desenvolver habilidades em vendas.

Mas, se você realmente quiser seguir nessa carreira, sugiro que procure por cursos e livros que permitam que você desenvolva essa habilidade, pois ela poderá fazer uma enorme diferença na sua vida profissional.

3 - Quanto Ganha um Designer de Interiores Autônomo

O salário de um designer de interiores autônomo pode variar de acordo com a região e com a experiência do profissional.

Em média, um designer de interiores autônomo pode ganhar entre R$ 3.000 e R$ 10.000 por projeto.

É importante lembrar que o sucesso na carreira depende da capacidade de conquistar novos clientes, manter um bom relacionamento com eles e ter bons parceiros de trabalho.

Lembrando que captação de cliente requer desenvoltura em vendas. Ter conhecimento em marketing, principalmente o digital, também pode fazer a diferença.

Designer de Interiores
Campaign Creators na Unsplash

4 - Dicas para Iniciar a Carreira como Designer de Interiores

Para iniciar na carreira de designer de interiores, é importante investir em uma formação acadêmica na área.

Existem diversos cursos de graduação e pós-graduação em design de interiores, além de cursos técnicos e de especialização.

Também é importante investir em relacionamento e em divulgação do trabalho, criando um portfólio com projetos realizados e divulgando nas redes sociais.

Se você conseguir trabalhar esses dois pontos: Relacionamento e Presença Online, a suas chances de sucesso aumentam muito.

Se você não tem muitos contatos, aqui vão algumas dicas:

1 - Se você está na faculdade aproveite esse momento para estreitar contato com professores;
2 - Faça uma avaliação de seus colegas e veja quais os que se dedicam a construir uma carreira e quais se preocupam mais com festas;
3 - Se você já está formando e dando os seus primeiros passos, marque presença em eventos;
4 - Mantenha uma vida social ativa, pois "quem não é visto, não é lembrado". Quando falo vida social, estou falando de propósito. Tenha alguns lugares que você frequenta e faça isso parte do seu orçamento. Converse com as pessoas. Deixe-as saber o que você faz;
5 - Faça cursos extras presenciais. Seu objetivo aqui é mais fazer contato e conhecer pessoas do que propriamente adquirir conhecimento, não que isso nãos seja importante. Mas, o que quero pontuar é: essa é uma oportunidade para conhecer outros profissionais da área, portanto, não falte e demonstre interesse em aprender e pelas pessoas;
6 - Como dica final, minha sugestão é: Leia e estude sobre vendas. 


designer de interiores

5 - Possibilidades de Futuro da Profissão

Com o avanço da tecnologia, a profissão de designer de interiores também tem evoluído.

É possível utilizar softwares de modelagem 3D para criar projetos mais precisos e realistas, além de utilizar a realidade virtual para apresentar os projetos aos clientes.

Além disso, a preocupação com a sustentabilidade tem se tornado cada vez mais importante na área de design de interiores, abrindo novas possibilidades de atuação e mercados.

Aqui, portanto, é fundamental você manter uma rotina de pesquisa e participação em eventos. Pois isso irá permitir você descobrir novos mercados e áreas de atuação para desenvolvimento de novos negócios.

Conclusão

Em resumo, o mercado de design de interiores é promissor e oferece diversas possibilidades de atuação.

Para se destacar na carreira, é importante desenvolver habilidades técnicas, comunicação e vendas, além de investir em networking e marketing.

Com o avanço da tecnologia e a preocupação com a sustentabilidade, a profissão de designer de interiores tem um futuro promissor.

Você Também Pode Gostar