Móveis Planejados ou Móveis Prontos, Qual Compensa Mais?

18 julho 0 Comentários


Móveis Planejados ou Móveis Prontos
Sidekix Media na Unsplash

Introdução

Ao planejar o design de interiores de um ambiente, uma das principais considerações é a escolha dos móveis. Nesse momento, pode surgir a seguinte dúvida: optar por móveis planejados ou móveis prontos? 

Minha resposta para essa pergunta é simples e direta: Depende! 

Se sua casa ou apartamento é pequeno, você terá que montar um verdadeiro quebra-cabeça para comportar todos os móveis prontos em sua residência e ainda corre o risco de criar um ambiente sem uma boa composição e se área de armazenamento suficiente.

Nesse caso, a melhor opção, muito provavelmente, será o móvel planejado, por sua adaptação aos ambientes, bem como às necessidade do morador.

Entretanto, você tem que entender que ambas as opções têm suas vantagens e desvantagens seja qual for o ambiente, e neste artigo vou analisar cada uma delas para tentar ajudá-lo a tomar a melhor decisão de acordo com suas necessidades e preferências.

Pois se pensarmos ne exemplo anterior, eu disse: "muito provavelmente", isso porque se você é uma pessoa que tem um estilo mais minimalista, talvez escolhendo as peças de móveis prontos certas, mesmo em um espaço pequeno, seja suficiente para você ter uma boa composição e área de armazenagem mais que suficiente para atender as suas necessidades.

Móveis Planejados ou Móveis Prontos
Spacejoy na Unsplash

Contudo, vamos aos pontos abaixo:

1 - Móveis Planejados: Personalização e Aproveitamento de Espaço

Os móveis planejados são fabricados sob medida para se encaixarem perfeitamente no espaço disponível.

Essa personalização é uma das maiores vantagens desse tipo de mobiliário. Com móveis planejados, é possível aproveitar cada centímetro do ambiente de forma inteligente, criando soluções de armazenamento eficientes e maximizando o espaço disponível.

Móveis Planejados ou Móveis Prontos
laura adai na Unsplash

Além disso, os móveis planejados oferecem a liberdade de escolher materiais, acabamentos, cores e detalhes de acordo com o seu gosto pessoal.

Isso possibilita criar uma decoração exclusiva e harmoniosa, que reflita a sua personalidade.

Entretanto você tem que levar em consideração que dependendo do material e das cores o valor do móvel encarece.

Leia o artigo Móveis Planejados Baratos: 4 Dicas para economizar para complementar a sua leitura.

Então, se você é uma pessoa que dispõe de um espaço pequeno e precisa de boa área de armazenagem, muito provavelmente a melhor opção é sem sombra de dúvida os móveis planejados.

2 - Móveis Prontos: Conveniência e Variedade

Móveis Planejados ou Móveis Prontos
Conjunto 2 Mesa De Cabeceira Madesa Grécia Plus - Amazon

Os móveis prontos são aqueles que já vêm fabricados e prontos para uso. Uma das principais vantagens dessa opção é a conveniência.

Os móveis prontos estão disponíveis imediatamente para compra, o que significa que você pode levá-los para casa rapidamente.

Além disso, os móveis prontos geralmente oferecem uma ampla variedade de estilos, designs e preços. Você pode encontrar opções para todos os gostos e orçamentos, desde móveis de design contemporâneo até opções mais clássicas.

Móveis Planejados ou Móveis Prontos
Aparador Bar Com Rodizios - Amazon

Além disso, você aqui pode se valer dos móveis usados, que podem ou não passar por uma reforma e, assim, você ter em sua decoração uma peça realmente única.

3 - Custo e Durabilidade

Ao considerar os custos, é importante levar em conta que os móveis planejados costumam ser mais caros do que os móveis prontos.

Isso ocorre devido à personalização e ao trabalho artesanal envolvido na fabricação dos móveis planejados. No entanto, é importante considerar a durabilidade e a qualidade dos materiais utilizados.

Móveis Planejados ou Móveis Prontos
Spacejoy na Unsplash

Embora, os móveis planejados sejam geralmente construídos com materiais de alta qualidade e terem, em tese, uma vida útil mais longa do que os móveis prontos, que muitas vezes são fabricados em série, você deve estar atento à loja, pois, na verdade, a durabilidade dependerá onde se compra, seja móveis prontos, móveis planejados ou mesmo marcenaria.

Isso porque cada marca de loja de móveis planejados pode trabalhar de maneiras diferentes. O que eu quero dizer com isso? Embora os móveis planejados usem como matéria-prima praticamente os mesmo materiais, umas podem usar mais um determinado tipo que seja mais durável que outra.

Outro ponto, é que algumas lojas, mesmo usando bons materiais, com o objetivo de baratear o projeto e assim conseguir vender, podem mexer na estrutura do móvel, na quantidade de material, na espessura das lâminas utilizadas, enfim, comprometendo de forma significativa, não apenas a qualidade do móvel entregue, mas também a sua durabilidade.

Portanto, pesquisar onde irá comprar, verificar a avaliação de outros compradores, etc, são passos fundamentais para você fazer uma boa escolha.

E falando em escolha, sugiro como leitura adicional o artigo: Como Escolher Loja de Móveis Planejados.

4 - Flexibilidade e Valorização do Imóvel

Em relação aos móveis planejados, um aspecto importante a considerar é a flexibilidade que eles oferecem. 

Móveis Planejados ou Móveis Prontos
R ARCHITECTURE na Unsplash

Os móveis planejados podem ser facilmente adaptados e reconfigurados de acordo com as mudanças nas necessidades e preferências ao longo do tempo. 

Essa flexibilidade é particularmente útil em imóveis menores, onde é essencial aproveitar cada espaço de forma eficiente.

Além disso, os móveis planejados podem agregar valor ao imóvel. Uma cozinha planejada ou um armário embutido de qualidade pode ser um diferencial na hora de vender ou alugar um imóvel, tornando-o mais atrativo para os potenciais compradores ou locatários.

Conclusão

Enfim, a escolha entre móveis planejados e móveis prontos depende das suas necessidades específicas, preferências pessoais e orçamento disponível.

Os móveis planejados oferecem personalização, aproveitamento de espaço e durabilidade, mas requerem um investimento inicial maior.

Por outro lado, os móveis prontos são convenientes, oferecem variedade e estão prontamente disponíveis, mas podem não se ajustarem perfeitamente ao espaço, ou não oferecerem área de armazenagem suficiente.

Uma alternativa é combinar as duas opções, utilizando móveis planejados nos espaços que requerem uma solução personalizada e móveis prontos em áreas menos críticas.

Dessa forma, você pode obter o melhor dos dois mundos e criar uma decoração equilibrada, funcional e esteticamente agradável para o seu ambiente.

No final, a escolha entre móveis planejados e móveis prontos é uma decisão pessoal que deve levar em consideração suas necessidades, preferências estéticas, orçamento e estilo de vida.

Portanto, antes de se perguntar móveis planejados ou móveis prontos, qual compensa mais? Faça uma avaliação cuidadosa sobre suas necessidades, seus desejos e interesses, além de avaliar o espaço para verificar quais áreas são mais críticas e precisam de um planejamento cuidadoso.


Dessa maneira, você poderá encontrará a opção que mais compensa para a sua decoração e design de interiores.

Você Também Pode Gostar